Dicas da nutricionista

5 passos para ter um bom relacionamento com seus clientes

5 passos para ter um bom relacionamento com seus clientes

Um bom relacionamento se constrói com proximidade. Essa faz crescer o vínculo que o solidifica. 

Tornar agradável o contato com o cliente é uma das chaves para o bom relacionamento quando falamos em empresas de serviços. As chances de se voltar a fazer negócios se multiplicam. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido?

Ainda assim, é comum nas empresas a má recepção, as demoras, a falta de tato. Muitas vezes parecemos estar pedindo um favor ao entrarmos em uma loja para sermos atendidos. Típica realidade que afeta diretamente a empresa, quem mais sai perdendo. Por isso: o relacionamento...

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Quais são os diferenciais da carne fresca na alimentação?

Quais são os diferenciais da carne fresca na alimentação?

Em nosso dia-a-dia atribulado muitas vezes não há como mantermos uma alimentação fresca. Assim, para que consigamos armazenar o alimento com segurança, recorremos ao seu congelamento.

No entanto, há vários detalhes ligados ao congelamento versus descongelamento, principalmente das carnes, que precisam ser atendidos de modo a garantir a qualidade e segurança do alimento.

Por exemplo, no caso da carne bovina, para evitar alterações consideráveis de sabor e maciez, em caso de congelamento, é fundamental fazê-lo de modo rápido já que, com a queda rápida da t...

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Temperos frescos: Por quê são mais saudáveis?

Temperos frescos: Por quê são mais saudáveis?

Além de responsáveis por dar aquele sabor às nossas refeições, os temperos naturais possuem diversos outros benefícios.

A cebolinha possui ação anti-inflamatória e é considerada um dos antibióticos naturais mais potentes. Além disso, contém as vitaminas A, C e E, é rica em magnésio, ferro e cálcio, e tem a capacidade de regular a pressão arterial e diminuir o estresse.

O alho tem um componente chamado alicina, que previne a aterosclerose e a obstrução coronária, o que reduz o colesterol e coágulos no sangue. Além disso, pos...

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Sem adição de glúten

Sem adição de glúten

Alimentação saudável e livre de glúten pode ajudar a ter uma vida mais ativa e sem dores

Sabe aquele salgado com cafezinho pela manhã na lanchonete mais próxima ao trabalho? Ele pode não ser a melhor opção para te dar o sustento necessário para mais um dia. Neste caso, um dos maiores problemas está no valor nutritivo de comidas processadas e bebidas à base de alguns grãos ricos em glúten. Entre o bem e o mal, a substância pode não ser de todo ruim, mas precisa de atenção e ajuda nutricional.

Pelo fato de ser comum o consumo no dia a dia das pessoas, &e...

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Benefícios do Morango

Benefícios do Morango

O morango é fonte abundante de vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infecções e ainda fortalece os dentes e ossos. Possui antocianina (substancia que dá sua cor) e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose.

Benefícios do Morango

Excelente fonte de vitamina C e manganês;
Rico em Omega-3, vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio;
Contém vários açúcares, incluindo frutose e principalmente levulose;
Elimina toxinas do corpo, assim, pode ser considerada uma f...

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5 passos para ter um bom relacionamento com seus clientes

Um bom relacionamento se constrói com proximidade. Essa faz crescer o vínculo que o solidifica. 

Tornar agradável o contato com o cliente é uma das chaves para o bom relacionamento quando falamos em empresas de serviços. As chances de se voltar a fazer negócios se multiplicam. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido?

Ainda assim, é comum nas empresas a má recepção, as demoras, a falta de tato. Muitas vezes parecemos estar pedindo um favor ao entrarmos em uma loja para sermos atendidos. Típica realidade que afeta diretamente a empresa, quem mais sai perdendo. Por isso: o relacionamento com os clientes é o cartão de visitas da empresa.

Quando bem tratado, a probabilidade de que o cliente indique o estabelecimento a amigos e conhecidos, é grande. 

Aqui vão algumas dicas pra um bom relacionamento com o cliente. Vamos lá?

1. Seja empático

Talvez a dica mais simples e pouco praticada. O foco deve ser sempre o cliente e não a venda. É preciso pensar nas suas necessidades! Pense: se você fosse o comprador como gostaria de ser tratado?!

Não podemos focar o discurso na empresa, no quanto ela é maravilhosa e etc.. e etc... Temos que entender as demandas do cliente, escutá-lo com atenção. Isso vai significar não pressioná-lo para a compra de determinado item ou serviço. Esse comportamento pode afastá-lo e repelir novos clientes. 

2. Invista na confiança

A confiança é sim a base de qualquer negócio. Por isso, é essencial proporcionar situações que façam com que o cliente confie em você, não deixando-o de lado quando a compra for concluída, realizando um trabalho diário de relacionamento próximo, sendo cuidadoso, educado e gentil.

3. Resolva os problemas rapidamente

Resolver problemas é também um item de peso na relação com os clientes. 
Imagine comprar um produto em uma grande loja de eletrodomésticos, e outro produto ser entregue. Chateado e nervoso com a conduta da empresa, são os sentimentos mais básicos nesta situação. Agora, se após seu contato, o problema é resolvido rapidamente, é bem provável que você volte a fazer negócio com a empresa.

Quanto menos dor de cabeça os clientes sentirem, menor o nível de estresse.  Então, precisamos oferecer soluções que funcionem. Precisamos pensar nele e não na empresa, buscar resolver o imprevisto o mais rápido possível. E nunca, nunca deixar as ligações e os emails de lado! 

4. Esteja atento ao feedback

Escutar com atenção os feedbacks é outra forma de manter sólido o relacionamento. São os melhores indicadores de qualidade. Ainda que negativos, são essenciais ao crescimento da qualidade do negócio.

Boas práticas de relacionamento geralmente geram transparência e veracidade. Assim, além de escutar com atenção, bem vale pedir desculpas sim e oferecer novas soluções que atendam aos pontos levantados. É preciso encarar a crítica como uma oportunidade de crescimento. Como um sinal vermelho de atenção!

5. Invista em promoções exclusivas

O bom relacionamento com os clientes facilita saber o que eles precisam ou desejam em determinado momento. Pode abrir boas oportunidade para se fechar outros negócios com ele. Mas precisamos estar atentos a suas reais necessidades, de modo a criar uma relação de satisfação e confiança.


A jornada nunca é fácil, mas rende muitos bons frutos quando é feita com carinho, empatia e, principalmente, foco no cliente!

 

Adaptado do texto de Albert Deweik disponível em: https://endeavor.org.br/marketing/dicas-relacionamento-cliente/